quarta-feira, 20 de maio de 2015

A Luta do Século








Após ter ficado muito tempo sem escrever, resolvi voltar a tal rotina que me força a fazer algo que não sou muito bom. 
Bom o assunto que irei escrever é algo que já ocorreu a algum tempo, mas especificamente a luta de boxe de Manny Pacquiao e Floyd Mayweather que é considerada a luta do século, não vou fazer uma analise desta luta, mas só irei expressar minha opinião sobre a polemica que muitos dos brasileiros fizeram em relação a real vitória de Mayweather em relação ao Pacman.






Como todos vimos foi uma luta muito estratégica e muito técnica, basicamente ataque contra defesa, mas parece que muito poucos dos brasileiros consegue diferenciar diferentes tipos de estratégias, ou a nossa mania de torcer para a pessoas em desvantagem é muito maior que eu achava que era. Bom mas nesse caso eu gostaria de dizer que achar que o lutador ganhou a luta porque "andou mais para frente" que o outro é muito superficial, por básicos dois motivos. Primeiro "andar para frente" e não acertar golpes não adianta, isso não conta ponto. Segundo se sou inferior tecnicamente que meu adversário na trocação franca, é obvio que irei lutar mas defensivamente, ou melhor dizendo utilizando de contra-golpes.
Mas essa diferença nas formas de lutar boxe não parece visível para a grande maioria, e até para alguns grandes profissionais da área, o que estou dizendo é que não importa se eu luto atacando mais ou me defendendo mais, mas se eu for superior que meu adversário na maioria dos rounds e ou nocauteá-lo irei vencer a luta e diminuir um lutador que luta na defensiva é um grande erro, pois  muitos lutadores não só do boxe lutam na defensiva, e o maior nome no boxe nesse estilo seria  Muhammad Ali, que era um verdadeiro monstro da esquiva.







Esse breve desabafo, meio tardio, é mais para analisarmos mais friamente as lutas e não deixar nosso ego falar mais alto, se temos conhecimento do assunto devemos expor este conhecimento aos mais leigos e com isso deixar mais claro o que ocorre dentro do tatame, ringue ou octagon, mostrando como os juízes realmente analisam essas lutas, tirando essas coisas dos mistérios que envolvem os quesitos para avaliar os lutadores. E um jeito mais fácil para leigos avaliarem uma luta é, veja a luta inteira e ai analise ela totalmente nos quesitos quem foi superior em golpes acertados e golpes mais contundentes, quem foi superior nas defesas (esquivas) e por ultimo quem teve superioridade nas movimentações dentro da área de luta, ai é só ver quem leva mais pontos nos quesitos citados e ter um vencedor. Claro que não é uma ciência exata pois tratar da opinião de pessoas diferentes é algo complicado, mas com isso temos uma melhor visão de quem ganhou uma luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário